Como Funciona o Motor Elétrico Trifásico????

mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Seu princípio de funcionamento é baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifásico é aplicada em pólos defasados fisicamente de 120º. Dessa forma, como as correntes são defasadas 120º elétricos, em cada instante, um par de pólos possui o campo de maior intensidade, causando a associação vetorial desse efeito o campo girante.

Motor de indução: funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática. Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de freqüência.

A aplicação de tensão alternada nos enrolamentos do estator irá produzir um campo magnético variante no tempo que devido à distribuição uniforme do enrolamento do estator irá gerar um campo magnético resultante girante na velocidade proporcional à freqüência da rede trifásica. O fluxo magnético girante no estator atravessará o entreferro e por ser variante no tempo induzirá tensão alternada no enrolamento trifásico do rotor. Como os enrolamentos do rotor estão curto circuitados essa tensão induzida fará com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqüência ira produzir um fluxo magnético no rotor que tentará se alinhar com o campo magnético girante do estator.



Não entendeu ainda???? Então assista o vídeo:
 


Download do Vídeo

VISITE NOSSA PÁGINA "COMANDOS ELÉTRICOS"

Olá! Não deixe de comentar, coloque aqui a sua observação, dúvida ou sugestão.
Muito Obrigado por postar seu comentário!!!!!

Posts Mais Visitados

Minha foto

Sou um Engenheiro eletricista apaixonado pela elétrica e adoro a área de ensino, gosto muito da ideia de poder ajudar as pessoas com a docência e acredito fielmente que é ensinando que se aprende.

Siga essa idéia!!!